PIRAJU E A AMÉRICA ESPANHOLA  

Posted by Zé Roberto in

A matéria de hoje poderia até ser inclusa no rol de culturas inúteis, mas, pelo meu ponto de vista, trata-se dos primeiros acontecimentos sobre as terras hoje pertencentes a nossa cidade, visto que, até então, o europeu não havia pisado por essas paragens e mesmo antes da chegada dos mesmos, as terras do novo continente já eram disputadas nos tribunais do velho mundo entre Portugal e Espanha, que juntamente com a Inglaterra, eram as potências marítimas da época.
No dia 7 de Junho de 1494, na povoação castelhana de Tordesilhas, foi assinado um tratado entre o Reino de Portugal e o recém-formado Reino da Espanha que dividia as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanhola resultante da viagem de Cristóvão Colombo, que ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica.
O tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio-caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, no tratado referido como “Cipango e Antília”. Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, à Espanha. O tratado foi ratificado pela Espanha a dois de Julho e por Portugal a cinco de Setembro de 1494. Para as negociações do Tratado e a sua assinatura, D. João II de Portugal designou como embaixador a sua prima de Castela (filha de uma infanta portuguesa) a D. Rui de Sousa. Os originais de ambos os tratados estão conservados no Archivo General de Índias na Espanha e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Portugal
No contexto das Relações Internacionais, a sua assinatura ocorreu num momento de transição entre a hegemonia do Papado, poder até então universalista, e a afirmação do poder singular e secular dos monarcas nacionais - uma das muitas facetas da transição da Idade Média para a Idade Moderna.
Mas o amigo leitor deve estar se perguntando. O que tem Piraju a ver com este tratado?
Pois bem, analisando a linha imaginária desse tratado, podemos constatar, conforme o mapa abaixo, que as terras hoje pertencentes ao nosso município, em vermelho, pertenciam a Coroa espanhola e se não fosse à ação dos bandeirantes, hoje nossa língua seria outra.


Nas próximas semanas, vamos explicar o porquê às terras, hoje, pirajuense, passaram a fazer parte do território da coroa portuguesa.

This entry was posted on terça-feira, 1 de novembro de 2011 at 19:05 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

3 comentários

Parabéns,muito interessante. Abraços

1 de novembro de 2011 às 22:09
layla venús  

lindo a história de sua cidade ,
sei que cada um de nós amamos nossa terra natal , parabéns

1 de novembro de 2011 às 22:56
Linete  

Muito boa a história, meu doce amigo! beijos mil...

3 de novembro de 2011 às 13:30

Postar um comentário

Últimos comentários