O SERTÃO DO TIJUCO PRETO E A EXPANSÃO TERRITORIAL BRASILEIRA  

Posted by Zé Roberto in



Apesar do “Tratado de Tordesilhas” firmado entre Portugal e Espanha no ano de 1494, fatores de ordem política, social e econômica, colaboraram para a alteração da fronteira entre as duas colônias sul-americana. O principal desses fatores foi o advento da “União Ibérica” que entre os anos de 1580 e 1640, uniu em um mesmo governo as duas coroas européias, com isso, as fronteiras deixaram de ser respeitadas. Mas os movimentos colonizadores já aconteciam muito antes dessa união, extrapolando as linhas do tratado em busca de metais, pedras preciosas e também da caça ao índio e foi nesse período que surgiu a figura do bandeirante, homens que comandavam legiões de exploradores que buscavam no sertão um meio de subsistência. Outro fator importante que movimentou por décadas o sertão do Tijuco Preto, onde mais tarde surgiria nossa cidade, foi o das missões, que eram pequenos acampamentos indígenas controlados pelos padres da Companhia de Jesus, que não só protegia os seus habitantes, como também levavam o ensino religioso aos silvícolas. Paralelo a isso, o desenvolvimento da economia mineradora acabou fundando áreas de ocupação portuguesa, fora dos domínios originais e foi devido a esse movimento minerador, que as terras, hoje pirajunse, passaram a fazer parte do território português, pois nas águas do Paranapanema foi encontrado ouro e a vinda de mineiros para essa região tornou-se a princípio, intensa nesse período, mas, de acordo com matéria que publiquei aqui anteriormente, as minas do Paranapanema, sempre tiveram extração reduzida e os garimpeiros se afastavam na medida em que eram atraídos por lavras maiores, como as existentes em Goiás e Cuiabá. No espaço de seis anos, entre 1733 e 1739, a produção das minas do Paranapanema passou de 1706 para 286 oitavas e a partir daí a extração foi diminuindo até a desativação total das mesmas.
Com a junção de todos esses fenômenos espontâneos de ocupação e a conseqüente presença do elemento português dentro dos domínios espanhóis, as autoridades reuniram-se para criar novos acordos de fronteira e o, até então conhecido “sertão do tijuco preto”, faixa de terra que abrangia desde a atual cidade de Ipaussu até o litoral do Atlântico, passou a fazer parte da colônia portuguesa.
Na próxima semana, trarei um pouco sobre a História das missões jesuíticas na região e a presença dos bandeirantes que alargaram ainda mais as fronteiras do Brasil.

This entry was posted on quinta-feira, 10 de novembro de 2011 at 15:06 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

3 comentários

pretynha  

linda a história de sua terra natal , seu livro vai ser sussesso podes crer
his´torias assim além de serem verdadeira é uma história do nosso querido BRASIL linda menino

10 de novembro de 2011 às 15:56
MARINA  

ADOREI... COMO SOU REDATORA OBSERVEI MINUNCIOSAMENTE CADA DETALHE, E DIGO : ESTÁS DE PARABÉNS GAROTO.... VA EM FRENTE , PORQUE COMO ESCRITOR IRÁ FAZER O MAIOR SUCESSO..AH!!!! NÃO ESQUEÇA QUE QUERO UM EXEMPLAR HEM RSRSRSRS BEIJOS QUERIDO TE AMO VIU

10 de novembro de 2011 às 17:26

Muito bom relato da história. Eu gostaria de saber a história de Moema, eu moro aqui, e são promovidos sites com info de restaurantes, mas nao eu encontrei a história de Moema bem contada.

1 de novembro de 2013 às 12:07

Postar um comentário

Últimos comentários